Residência Pedagógica na UFSB
Campus Jorge Amado (Itabuna)



JORNAL
de
PESQUISA
Esse Jornal busca apresentar os resultados alcançados pela equipe de estudantes da UFSB participantes do Programa Institucional Residência Pedagógica na cidade de Itabuna e na escola Complexo Integrado de Educação de Itabuna, onde as atividade foram/estão sendo feitas.
Equipe da Residência acadêmica de Itabuna (UFSB) se reunindo no CIEI para discutir propostas e experiências.
No Cuni de Itabuna

INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO
Programa Residência Pedagógica chega ao Sul da Bahia
A CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) dá início em 2018 ao Programa de Residência Pedagógica que tem como objetivo aperfeiçoar a formação prática dos discentes dos cursos de licenciatura no Brasil. O projeto visa desenvolver habilidades e competências através de regência supervisionada em sala de aula, induzindo assim, um melhoramento na qualidade da formação de profissionais docentes e, consequentemente, um melhoramento na qualidade do ensino nas escolas de educação básica.
O plano de ação do Programa se baseia em três etapas gerais: ambientalização/interação, que busca o conhecimento das escolas e do seu funcionamento; investigação, que consiste em desenvolver atividades
formativas e projetos de intervenção; e produção coletiva, onde os estudantes irão executar projetos de intervenção e regência.O programa, que já está ocorrendo desde agosto do ano passado (2018), oferece bolsas para os alunos e para os professores selecionados.
Diversas universidades do Brasil estão participando, entre elas a Universidade Federal do Sul da Bahia.
"O Programa de Residência Pedagógica tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura"
A UFSB possui três campus em três diferentes cidades do sul da Bahia: Porto Seguro, Teixeira de Freitas e Itabuna.
Todas essas cidades estão sendo
beneficiadas pelo programa de Residência Pedagógica e além desses municípios, algumas cidades próximas também estão recebendo a atuação de estudantes residentes em escolas.
A Residência Pedagógica é um programa que certamente trará muito benefícios para a formação de profissionais mais capacitados e para a educação básica. O desenvolvimento da residência promete trazer inovação, interação entre estagiários e professores, desenvolvimento de projetos, além de trazer novos olhares e pensamentos críticos para a educação no Brasil, a fim de melhorar e trabalhar a educação nosso país.
- Texto por Raísa Rebouças e Thainá Cruz
ACOMPANHE O NOSSO COTIDIANO NO BLOG DO SITE!
Jornal de pesquisa: Entenda o que é e como funciona.
O jornal de pesquisa é um objeto instrutivo que se assemelha com o diário de pesquisa, cujo objetivo é fazer anotações da pesquisa, de forma pessoal e cotidiana, porém no jornal de pesquisa o objetivo é informar e divulgar sobre a pesquisa para possíveis leitores, de modo um pouco menos pessoal.
Neste jornal de pesquisa serão apresentadas as mais diversas vivências relativas às atividades da Residência Pedagógica e do subprojeto Multiletramentos, como forma de socialização e compartilhamentos dos resultados
propostos e alcançados no Complexo Integrado de Educação de Itabuna (CIEI). Para essas abordagens usaremos a pesquisa-ação voltada para Educação, usando especificidades metodológicas as quais implicam uma ação formativa de imersão na reflexão das práticas docentes (Macedo - 2006).
O Jornal de Pesquisa foi desenvolvido usando uma interface digital de um blog e de uma página do Facebook, buscando facilitar a acessibilidade e a interação com outros pesquisadores residentes ou comunidade interessada.
- Texto por Thainá Cruz
Uma escola diferente:
Complexo Integrado de Educação de Itabuna (CIEI)
O Complexo integrado de Educação de Itabuna (CIEI), antigo Colégio Estadual Amélia Amado, localizado em Itabuna no bairro São Caetano, teve recentemente o seu modelo de ensino modificado após uma parceria entre a Secretaria de educação do estado da Bahia e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), que visava implantar o CUNI (Colégio universitário que visa facilitar o acesso para os estudantes universitários) na escola.
A ideia inicial da mudança era fazer uma escola interdisciplinar, semelhante ao modelo da UFSB, sem as conhecidas matérias tradicionais. Como a mudança seria muito radical, existiram resistências e dificuldades por parte dos professores e alunos da escola e após algumas tentativas, achou-se um meio termo entre a interdisciplinaridade e o tradicional.
A escola adotou então essa nova forma de ensino que consiste em aula integral pela manhã e tarde. A noite o horário continua normal. Além da alteração no horário, optou-se por manter as aulas tradicionais (matemática, português, física, etc) e intercalar projetos pedagógicos e o que eles chamam de Estações de Saberes (trimestral). A interdisciplinaridade ocorre nessas estações, que oferecem aos alunos oficinas práticas e/ou teóricas de conhecimentos e habilidades variadas, como por exemplo: cinema, desenho, dança, música, teatro, poesia, matemática na prática, culinária, tecnologias, experimentos científicos, entre outros.
Esse modelo tem gerado bastante interesse dos alunos por perceberem a possibilidade de fazer coisas que gostam entre os estudos
tradicionais e aprender de forma mais lúdica e ampla.
Embora ainda estejam sendo feitos ajustes e modificações no plano de ensino da escola, é muito importante esse tipo de ação, onde tira-se alunos e professores da zona de conforto associada ao sistema de educação padrão e convida-os a pensar um modo diferente de aprender e educar. Podemos esperar grandes feitos partindo dessa instituição.
- Texto por Raísa Rebouças
I Seminário da Residência Pedagógica
Acontece em Porto Seguro
Nos dias 13 e 14 de fevereiro, toda a equipe da RP (Residência Pedagógica) da Ufsb, incluindo os três campi, CJA (campus Jorge Amado- Itabuna), CSC (campus Sosígenes Costa) e CPF ( campus Paulo Freire), estiveram em encontro no campus CSC, em P fazendo possível o acontecimento do I Seminário do projeto.
Fomentado pela CAPES, a RP se atrela a filosofia de uma formação de professores horizontal, humanizadora, dialógica e comprometida com o processo sócio-histórico, pulsando em uma latente ambição de atender aos princípios do Plano Orientador da UFSB ( Universidade Federal do Sul da Bahia), perseguindo a filosofia que afirma e busca concretizar em sua prática, na tentativa de oferecer um espaço que proporcione maior autonomia dos residentes, orientadores e preceptores.
Os três campins se organizaram em grupos que trabalharam durante os meses de vigência do processo, sendo o espaço do seminário para apresentação das ações já realizadas, e possibilidades de vislumbramento de próximas. O processo atravessou os grupos de diferentes formas, com metodologias e divergências no aspecto prático, que não necessariamente se significou ruim, mediante as diferentes formas de conceber o contato e interação

Foto com os participartes do I seminário da residência pedagógica
com a escola, se esboçou novas possibilidades de intervenções.No primeiro dia (13), se seguiram as apresentações dos subgrupos de cada campi, e apresentações artísticas da L.I. em artes ao final dessa primeira etapa. Na segunda etapa do segundo dia (14), os residentes dos três campins foram misturados para realizar uma avaliação do processo até ali, abrindo logo após para uma discussão riquíssima, onde os discentes de maneira dialógica mencionaram as nuances positivas e negativas dos encaminhamentos, a atmosfera do auditório foi tomada por produtivas reflexões e falas dos residentes, que se posicionaram frente aos obstáculos e portas que foram
abertas, demonstrando consciência do processo que estão imersos.
Esse primeiro encontro possibilitou um fôlego mais profundo, resultando em uma maior consciência e responsabilidade sobre os próximos passos, que inclui toda a equipe desse projeto. O objetivo do I Seminário foi então palpável, pelo menos em termos de discussões e posicionamentos diante das análises feitas por residentes, orientadores e preceptores. O projeto em termos práticos figurou-se exigente de uma maior atenção de toda a equipe.
Vamos aguardar os próximos capítulos.